top of page

Retrabalho na Construção civil - Precisamos Falar sobre Isso



 

Um dos principais fatores que causam o atraso de uma construção, além de reduzir a lucratividade, as vezes até estourando o orçamento da empresa que está realizando-a é sem dúvida o grau de retrabalhos necessários para finaliza-la.


Você já deve ter se deparado com essa situação:


Ao finalizar a parte construtiva que diz respeito a uma disciplina de uma edificação, a equipe se depara com uma incompatibilidade envolvendo outra disciplina.


Essa situação tira o sono não só do engenheiro responsável, mas como do orçamentista e de toda a equipe que vai ter que começar uma quebradeira para “remendar” esse detalhe. Sem falar no tempo que irá se desperdiçar para entender e verificar qual é o melhor caminho para resolver a situação.


Esses erros podem ocorrer por vários fatores, um dos mais comuns é a falta de compatibilização dos projetos. Quando os projetos são conflitantes (e normalmente esses conflitos são encontrados na hora da execução) geram prejuízos materiais, além do custo homem-hora e alteram o prazo de conclusão. Além disso pode gerar:


• Desgaste e insatisfação dos colaboradores;


• Má reputação tanto com os clientes, quanto internamente também;


• Gera desgaste e sobrecarga de trabalho ( o que dependendo do tempo e da quantidade pode gerar ainda mais retrabalho);


E isso não é tudo, com os projetos não alinhados a empresa acaba tendo de resolver em obra, tornando-o obsoleto, fazendo com que o As-projected fique diferente do As-Build, e fazendo com que haja discordância entre o empre-endimento e o projeto. Muitas vezes esse projeto já aprovado pelos órgãos reguladores, e agora modificado, obriga a construtora a originar um novo projeto denominado “As-build”, que acarreta em mais gastos imprevistos. A depender do estágio em que a obra executada esteja, na hora de refazer o trabalho, pode gerar grandes prejuízos.


Que grande dor de cabeça, não é mesmo?


Abaixo vamos propor algumas soluções para que esse problema nem passe pela sua imaginação.


 

Para Evitar essa Situação incômoda é necessário

um Planejamento Criterioso para a Construção


Visando uma edificação executada de forma mais eficiente, é essencial que seja realizado um bom planejamento, de forma a analisar todos os critérios e requisitos, e prevendo possíveis adversidades antes de iniciar a execução.


Atualmente existem várias ferramentas que auxiliam para um melhor planejamento da obra, como por exemplo pode-se adotar a metodologia BIM para elaboração dos projetos.

O Build Information Modeling (BIM), é a modelagem da informação da construção, ou seja a partir de uma ferramenta computacional, os projetos param de ser só linhas desenhadas e passam a ser representações de objetos com suas características.


Esse conceito de projeto não apenas melhora a visualização, mas também ajuda o projetista se atentar em mais características de projetos, evitando por exemplo um conflito entre objetos na altura, muito comum em projetos elaborados em CAD que por não passar de um desenho assistido por computador muitas vezes, não utiliza todas as dimensões, gerando alguns desses retrabalhos que já citamos. Algo que poderia ser facilmente identificado em um software tridimensional como o BIM.


Além disso, com o uso de softwares BIM é possível trabalhar de forma colaborativa entre a equipe de engenharia, com o objetivo de gerar um modelo federado, assim, todas as disciplinas de projetos serão trabalhadas em um único arquivo, como se todos os projetistas estivessem em uma mesma prancheta. Resultando em um projeto com menos incompatibilidades, maior agilidade do que no método tradicional e linear.


Para citar um exemplo: o engenheiro eletricista vai ter acesso ao projeto hidrossanitário de forma que possa desviar possíveis pontos de conflito, e assim mutuamente com as outras disciplinas complementares.


Outro fator bem importante é que o BIM gera uma visualização do projeto muito mais eficiente, tanto em plantas baixas como em cortes, isso faz com que o cliente também entenda melhor a edificação e reduz a probabilidade de ele solicitar alterações durante as etapas de construção, evitando outro dos casos recorrentes de retrabalhos.


Mais algumas vantagens de ter projetos compatibilizados no modelo BIM:


  • A Detecção de interferência entre as disciplinas, por meio de softwares auxiliares;


  • Uma maior riqueza de detalhes na composição do projeto, permitindo um melhor entendimento para a equipe fazer a execução do mesmo;


  • Reduz os custos com a construção;


  • Diminui o prazo de entrega do empreendimento;


  • Dá uma maior previsibilidade orçamentária para a construção.


E o principal, segundo a Empresa KEMP citada na revista INFRAROI, o uso da tecnologia BIM pode reduzir em até 20% o custo total de uma obra. (Você pode Conferir aqui)

 

Conclusão


Através da implementação de Projetos em BIM na sua obra, é possível:


  • Reduzir o retrabalho causado pela incompatibilização de projetos;


  • Otimizar a execução tornando-a mais compreensível para o cliente, e para a equipe que irá conduzir a obra;


  • Obter uma redução no prazo de conclusão;


  • Ter uma melhor previsão orçamentária;

Você Gostaria de mais informações, para obter esses benefícios em prol da sua empresa?


Entre em contato conosco









Nossa equipe de atendimento terá um prazer em conversar contigo e tirar todas as suas dúvidas a respeito.

24 visualizações0 comentário
bottom of page